terça-feira, 27 de maio de 2014

A pérola de George R.R. Martin!

A Tormenta de Espadas, o terceiro livro d’As Crônicas de Gelo e Fogo é, na minha opinião, o melhor livro da série. O autor pega o mundinho que ele construiu com todo o cuidado nos livros anteriores e vira do avesso sem aviso prévio!
São 884 páginas desconstruindo Westeros e deixando cadáveres para todo lado.
O livro começa após o fim da Batalha da Água Negra, quando os personagens estão se recuperando ou percebendo as consequências da guerra.
Vemos logo no início pelo ponto de vista de Tyrion, agora ainda mais feio com uma cicatriz enorme no rosto e um nariz a menos, que lorde Tywin Lannister veio assumir seu posto de Mão do Rei Joffrey Baratheon. E já que falamos no líder dos leões, Tywin merece todos os créditos como o melhor personagem do livro. Ele é genial, ardiloso e cruel. Sem mais!
Mesmo com a morte de Renly Baratheon, a guerra não demonstra sinais de terminar, já que Robb Stark, Stannis Baratheon e o Trono de Ferro ainda lutam entre si. E eis que surgiu dos confins das Ilhas de Ferro, Balon Greyjoy, se intitulando rei e reivindicando seu poder.
Catelyn traiu os seus e libertou Jamie, em troca do retorno de suas filhas prometido pelo Lannister e envia Brienne de Tarth para escolta-lo. Arya está tentando voltar para Winterfell e fica rodando em círculos com seu cavalo até encontrar um grupo de rebeldes. Bran está cada vez mais ao norte, a procura do “corvo de três olhos”, ao lado de Meera, Jojen e Hodor. E Sansa continua em Porto Real submetida às maldades de Joffrey.
No outro lado do Mar Estreito, Daenerys Targaryen decide que antes de invadir Westeros, precisa de um exército, e então, planeja comprar os Imaculados, os soldados dos sonhos de qualquer general. Os dragões de Danny estão cada vez maiores e comecei a me questionar se eles são seguros para nossa khaleesi.
E para lá da Muralha, Jon Snow se vê obrigado a conviver com os selvagens e notamos que a sociedade deles não é bem o que pensávamos.  A Patrulha da Noite me deixou cheio de orgulho defendendo a Muralha e protagonizaram algumas das melhores cenas do livro.
Se você ainda não se acostumou com o estilo sanguinário e impiedoso de GRRM, aqui você irá sofrer muito! Os personagens vão simplesmente caindo como folhas de outono e não dá para prever quem será o próximo a morrer.
Gargantas são dilaceradas, pessoas são esfaqueadas, cortadas ao meio, envenenadas, perseguidas, torturadas... Ufa! O livro inteiro é recheado de mortes, incluindo de alguns dos personagens principais.
A Tormenta de Espadas assusta de início pelo tamanho, mas o livro em momento algum fica entediante, mesmo nos capítulos do Davos e da Cat. Os acontecimentos do terceiro livro são tão inesperados e aterradores que nem dá tempo respirar direito. E você não vai querer largar o livro!
A magia está ainda mais presente nesse livro, principalmente nos pontos de vista da Arya com Thoros de Myr e Beric Dondarrion (que por sinal tem um dos melhores combates do livro contra o Cão de Caça), e aos olhos de Davos, com Melisandre.
E assim, após todo o massacre que foi A Tormenta de Espadas, no final temos um epílogo espetacular!Nem posso comentar a respeito senão dou spoiler.
Já me estendi muito e não falei nem metade do que queria. Tudo que digo é: MORTE AOS FREY!!!
p.s. Farei um outro post apenas com os spoilers do terceiro livro e com minha opinião sobre eles. Leia apenas se já tiver lido o livro ou se você, como eu, não se importa com spoilers. *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário