quarta-feira, 28 de maio de 2014

Retalhos: Todo adolescente devia ler!

Uma das graphic novels mais ousadas e bem desenhadas, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano. Craig Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve.
Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus, que é transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e pelas trágicas passagens bíblicas que lê. Isso se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.
Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.
Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina, uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson. Eles se envolvem e começam uma relação que mudará a visão que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor.
Retalhos fala de alguns temas polêmicos, como pedofilia e fanatismo religioso, pelo ponto de vista de um garoto fraco e medroso. São várias cenas ilustradas com trechos bíblicos, mas em vez de fortalecerem Craig, eles o deixam cada vez mais desequilibrado. O único porto seguro para o rapaz é Raina. Ele meio que a idolatra, ela é diferente de tudo o que ele tinha conhecido e não tem medo de demonstrar suas opiniões. As história de amor dos dois é espetacular! 
A graphic novel é grande. São 592 páginas comoventes, inspiradoras, com desenhos maravilhosos e sinceridade dolorosa. Mas vale bastante a pena, não fica chata em momento algum e é possível ler toda a história bem rápido. Retalhos tem uma linguagem gráfica própria e bastante original, que deixa a leitura bem fluida e prazerosa. Super recomendo!

2 comentários:

  1. Eu tenho esse livro!
    Estou muito ansiosa para lê-lo e, realmente, os traços dessa graphic são incríveis! Dei a sorte de encontrar ele em um evento para troca um dia depois de colocá-lo em minha lista, rs
    Apenas esperando as férias para ler mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que massa!! Eu li um da escola, não tenho o livro.. Sim, os traços são lindos e originais^^ Super recomendo.. Você vai ler rapidinho e vai adorar Sabrina. Férias cheguem logo \o/

      Excluir