sexta-feira, 23 de maio de 2014

Vida longa à Aslam!

As Crônicas de Nárnia merece um lugar de destaque entre os meus livros favoritos. Dividido em sete crônicas magníficas, o livro conta a história de um mundo mágico onde tudo é possível chamado Nárnia, desde sua criação ao seu fim.
Não há quem tenha assistido ao filme O Leão, A Feiticeira e O Guarda Roupa e não tenha se encantado com o maravilhoso mundo congelado e habitado por animais fantásticos onde Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro vão parar.
Então, este é Nárnia, um mundo onde tudo é possível. O enredo da primeira crônica lançada é em torno dos quatro irmãos Pevensie e da Feiticeira Branca, uma mulher malvada que mantém Nárnia num inverno eterno a cem anos. Quando, após atravessar um guarda roupa mágico, os irmãos se deparam com este novo mundo, eles tentam trazer de volta à Nárnia a glória de outrora.
E com este enredo simples e fabuloso, conhecemos os irmãos Pevensie, que nos acompanham em outros livros, e que são, talvez, os protagonistas da história.
Mas protagonista é o que não falta. Aslam, o Leão, é uma espécie de deus em Nárnia, ele quem a criou e é quem tudo pode. O Príncipe Caspian é outro dos personagens de destaque, sendo um dos protagonistas nos quarto e quinto livros.
Enfim, há dezenas de personagens encantadores, e não posso deixar de citar Ripchip, o ratinho falante, um animal gracioso e (as vezes) irritante, que conquista a todos os leitores.
Claramente o autor C.S.Lewis se inspirou nas escrituras bíblicas para escrever as crônicas, e foi muito bem sucedido. Sendo O Sobrinho do Mago, a primeira crônicas, uma referência ao Gênesis, e A Última Batalha, o épico desfecho, uma alusão ao Apocalipse.
É um livro infantil, afinal conta com uma leitura fácil e leve (facilmente você lerá as setecentas e poucas páginas), com elementos engraçados, personagens cativantes e aprendizados ao longo das histórias. No entanto, isso não quer dizer que um adulto não possa ler. O livro agrada a todos os públicos!
Em minha opinião, a melhor das sete é A Viagem do Peregrino da Alvorada, a quinta crônica, onde nossos amados Lúcia, Edmundo e Eustáquio embarcam numa missão no mar e viajam até os arredores do país de Aslam, com um desfecho lindo.
Já o menos legal é O Cavalo e Seu Menino. Achei que não influenciou em nada no geral e a história não me encantou tanto quanto nos outros...
Não preciso de um guarda-roupa mágico ou dos anéis, visitei Nárnia! E Aslam sempre esteve e estará comigo...


p.s. É bom adquirir o volume único se você está com pressa de ler a série, mas senão e se você puder, aconselho-o a adquirir os volumes separados, que por sinal são lindos. *-*

Um comentário: