sábado, 12 de julho de 2014

Um menino prodígio e suas 19 Katherines

Com esse livro eu aprendi que não sou um gênio, mas sim um prodígio. E que, assim como o protagonista Colin, perdi minha grande oportunidade de ser um gênio.
O Teorema Katherine é um livro do autor John Green, que embora não seja tão popular quanto A Culpa É das Estrelas, é quase tão bom quanto. É um livro que eu recomendo muito para qualquer adolescente.
Colin é um garoto frustrado, por dois motivos em especial. Primeiro, ele é um prodígio, um garoto com mente privilegiada, que fala várias línguas e tem certa obsessão por anagramas. O problema é que ele sempre quis ser um gênio, deixar para a humanidade algum marco, algo que o deixe eterno. E, segundo ele, as pessoas se tornam gênios aos 12 ou 13 anos, e ele perdeu sua oportunidade.
O segundo motivo é que ele namorou com 19 garotas e todas elas se chamavam Katherine, e todas elas terminaram o namoro com ele. De cara achei absurdo o fato de um garoto nerd e frustrado ter namorado 19 vezes, mas ao longo do livro descobrimos que muitos desses namoros não passaram de paixonites de acampamentos ou namoricos de duas semanas.
Após receber seu 19° pé na bunda, Colin meio que entra em uma depressão devastadora, sendo salvo por seu melhor e talvez único amigo, Hassan, um garoto divertido que nunca namorou.
Hassan e Colin partem em uma viagem de carro e vão parar em uma cidadezinha povoada por caipiras hospitaleiros e muito gentis. Em meio aos comentários cheios de humor de Hassan, eles se tornam amigos de Lindsey, uma garota que por coincidência namora um Colin, e são contratados pela mãe dela para fazer um trabalhinho.
Então, Colin tem a brilhante ou não ideia de criar o Teorema da Previsibilidade das Katherine, que segundo ele pode prever o desfecho de qualquer relacionamento.
E é em torno disso que a história se desenrola, cheio de diálogos engraçados e sarcásticos num livro rápido e fluido. Mais uma vez, John Green mostra que além de ótimo escritor, sabe criar personagens adolescentes com os quais muita gente se identifica perfeitamente.
Há quem não tenha gostado de O Teorema Katherine, mas eu aprovei e super recomendo. Leia e julgue você mesmo!

2 comentários:

  1. Hassan é muito demais. Esse livro é muito show. Sinceramente eu quase que entro em pânico no final do livro quando o Colin recebi aquela carta/bilhete.

    ResponderExcluir