quarta-feira, 13 de agosto de 2014

V de Vingança; M de Melhor Distopia

Nos últimos dias eu tava procurando livros, filmes ou séries mais nerds, afim de conhecer melhor esse mundo. Um amigo me recomendou a graphic novel V de Vingança.
Confesso que não fiquei muito empolgado com o início, nem com a sinopse, mas como todo mundo dizia que essa era uma ótima história, decidi tirar a prova.
Comecei a ler, e nas primeiras 50 páginas não encontrei uma história cativante, tanto que levei duas semanas para ler até então.
Só que passando disso, a história de V e de Evey me prendeu com todas as forças e li o resto das 300 páginas da graphic novel em poucas horas.
V de Vingança é uma distopia. Conta a história de uma Inglaterra pós terceira guerra, ambientada no século XX.
A nova organização política é controlada por uma "inteligência superior artificial", o Destino. Endeusado por alguns, o Destino é um super computador que controla a vida de todos. O estado totalitário criado pelo genial Allan Moore, lembra o mundo de 1984.
V é uma pessoa misteriosa, cuja história é conhecida por poucos e o rosto nunca é mostrado. Ele vive por trás de uma máscara que sorri eternamente, como uma piada contra o Destino. Ele dispõe de algumas habilidades extra humanas, sendo capaz de correr, saltar e se esconder como ninguém. E usa isso a seu favor, praticando os crimes que lhe convir.
Ao longo da história, vamos descobrindo que V tem seus motivos. Obviamente, vingança. E quanto mais o conhecemos, mais criamos uma ligação com ele, um vínculo com sua causa.
Ele meio que salva/sequestra Evey, uma menina de dezesseis anos que tentou se prostituir para conseguir dinheiro. Ele começa a explicar algumas coisas a ela, sempre por meio de enigmas, e Evey, mais tarde só Eve, vai aos poucos aprendendo com seu mestre.
Juntos, V e Eve vão acabando com os pontos fortes do regime, derrubando com o Destino, numa busca de trazer uma nova ordem ao mundo. Se conseguem? Só lendo para saber!
A HQ inteira é repleta de mortes inesperadas, traições, revelações e enigmas... e uma obsessão pela letra V.
Há várias referencias, tanto de músicas, quanto de trechos da bíblia ou citações de célebres pensadores, ao longo da graphic. Mas na opinião a melhor foi "Isso não é uma anarquia, é o caos!"
O final é nada mais nada menos que ESPETACULAR, mas eu fiquei alguns minutos de boca aberta tentando processar, e procurando um motivo para ter acabado daquele modo. Claro, há motivos! Mas minha mente queria mais. Muito mais! Eu simplesmente não aceitei aquilo! Mas ok, eu supero.
Super recomendo para todos os fãs de distopias e para aqueles que gostam de quadrinhos.
"Inglaterra triunfa!"

4 comentários:

  1. somente isso "Isso não é uma anarquia, é o caos!"

    ResponderExcluir
  2. Uma das melhores realidade distópicas em graphic novels que eu já li até hoje. Uma lastima a adaptação não fazer jus a isto. Mas tudo bem. kkkk'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu simplesmente amo a graphic novel^^ Foi recomendada por um amigo e eu sempre deixava meio que de lado... mas quando li.. MELDELS!! Foi foda! ^^ Acredita que ainda não assisti a adaptação? ><

      Excluir