sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Fortaleza Digital - A primeira obra de Dan Brown

Primeiro livro publicado de Dan Brown, Fortaleza Digital é tão bom quanto O Código da Vinci. A primeira vez que ouvi falar dele, tava pesquisando no google sobre os livros do autor. Desde então me encantei pela sinopse, mas passei uns dois anos esperando para ter o livro e mais uns bons seis meses para lê-lo.
Seguindo a fórmula dos outros livros (ou os outros que seguem a desse), Fortaleza Digital tem um casal como protagonistas e envolve suspense e mistério em torno de um assunto que ameaça a segurança nacional.
O foco do livro é a NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americana), onde trabalha Susan Fletcher, uma das mentes mais brilhantes dos EUA. Ela é criptóloga, e trabalha resolvendo algorítimos e mensagens codificadas de possíveis ameaças ao país. Na NSA existe, embora sob segredo, o TRANSLTR, um supercomputador criado para quebrar em alguns minutos qualquer código.
Certo dia, Susan acorda sendo chamada pelo comandante Strathmore, vice-diretor da NSA, à agência. Chegando lá, ele conta que o TRANSLTR está trabalhando em um único arquivo há dezoito horas. Sabendo que isso era matematicamente impossível, Susan custa um pouco a aceitar o fato. Strathmore, explica então, que o arquivo foi enviado por Ensei Tankado, ex-funcionário da NSA, um gênio japonês que nascera deformado devido à exposição de sua mãe à radiação causada pela bomba de Hiroshima.
Ensei Tankado postara o arquivo na net, afirmando que ele era inquebrável, e disse que só ele e seu comparsa North Dakota tinham a chave para quebrá-lo. E mais, avisou que se algo acontece com ele, North Dakota liberaria para dowload a chave, e assim qualquer computador do mundo poderia ser invisível para a NSA.
Enquanto tentam desvendar o código, o noivo de Susan, David Becker, o outro protagonista do livro, é enviado secretamente à Espanha por Strathmore, onde supostamente Ensei Tankado estaria escondido. Ali, no entanto, descobre que o gênio acabou morrendo por "ataque cardíaco". Só que, antes disso, Tankado entregara um anel a um turista canadense. David passa a correr atrás desse anel, sendo mandado de um lado para outro, numa busca tão implacável e cheia de reviravoltas quanto a de Robert Langdon pelo graal.
O livro conta com ótimas cenas de ação e suspense, nos deixando quase que roendo as unhas para sabermos o que de fato é o código, quem é North Dakota e quem realmente está por trás dos assassinatos cometidos por um misterioso mercenário.
Sim, Dan Brown não poderia deixar de lado seu rastro de serial killer, matando os personagens tão aleatória e rapidamente quanto puder. E são sempre misteriosos... e cometidos por alguém contratado por quem menos (ou não) esperamos.
Fortaleza Digital é um ótimo livro e conta com surpresas e reviravoltas que me fizeram gritar, marejar, fechar o livro e sentir vontade de jogá-lo pela janela do ônibus, fechar o livro e ir dormir em choque, e até mesmo abraçá-lo por alguns minutos. Mas... como a primeira obra de nosso mestre não poderia vir um mar de rosas, o livro tem um lado previsível. Consegui antes da metade do livro saber quem tava por trás de tudo e eu sabia mais ou menos como ia terminar.
Mas ok, continuo dando cinco estrelas para esse livro incrível. Aprendi muito com ele... sobre criptografia, sobre a NSA, sobre como enrolar recepcionistas de hotéis e como se passar por gente do consulado canadense hehe. Super recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário