segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Starters... um livro brilhante! (literalmente)



Talvez a minha primeira distopia teen, Starters é um livro bem interessante, mas há uma boa parcela de pessoas que leu e torceu o nariz. Há quem diga que é plágio de A Hospedeira. Há quem diga que é plágio de Jogos Vorazes...
Em minha opinião não é plágio de nenhuma das duas, mas óbvio que teve alguma influencia de ambas.
Primeiro, o livro tem uma capa belíssima (ela brilha!). Foi o que chamou a atenção de minha amiga na Bienal do Livro 2012. Ela comprou, mas eu fui o primeiro a ler. Gostei muito da sinopse, e após terminar o livro, fiquei feliz com o resultado.
A história de Starters se passa em um futuro pós-guerra biológica, onde todas as pessoas entre 20 e 60 anos morreram contaminados pelos esporos da guerra. Os jovens (starters) e os idosos (enders), vacinados por serem ditos os mais vulneráveis, sobreviveram, e agora precisam se virar.
A protagonista Callie é a típica personagem forte e destemida que veio para conquistar os leitores, like a Katniss, like a Daenerys, like a Tris... mas tá...
Callie é uma starter, e vive com o irmão mais novo enfermo, Tyler, e com um amigo, Michael, em abrigos encontrados por eles, perto de jovens rebeldes que os matariam por bolachas. Como não tem família e não pode trabalhar por causa da idade, Callie está desesperada por dinheiro.
Sua esperança surge quando conhece a Prime Destinations, uma empresa comandada pelo misterioso Old Man, ou O Velho. Ali, os starters são pagam para alugar seus corpos para enders que querem curtir um pouco da vida adolescente.
Callie concorda em ser doadora e passa por uma sessão de beleza que tira toda e qualquer imperfeição de seu corpo. O problema é que o neurochip implantado em sua cabeça dá defeito, e ela acorda no meio do aluguel, na mansão da ender que alugou seu corpo, usando seu carro, seu dinheiro e saindo com o neto de um influente senador.
Então, Callie descobre que sua locadora não queria apenas se divertir... e que os planos da Prime Destinations são ainda piores do que ela jamais podia imaginar...
E é isso! Particularmente gosto muito do livro e ele ficou por algum tempo na minha lista de favoritos. Dei quatro estrelas no skoob. Recomendo para todos que curtem distopias.
p.s. O livro tem continuação. Chama-se Enders, mas ainda não encontrei o livro para lê-lo. Vou ver se compro na Bienal desse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário