quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Apocalipse Z, um diário em meio aos mortos

O autor Manel Loureiro conseguiu me surpreender com a incrível obra Apocalipse Z: O Princípio do Fim. Confesso que quando fui começar a ler o livro, não levei muito à sério, achei que seria alguma história clichê com um grupo de sobreviventes se escondendo num shopping ou algum lugar do tipo e dando tiros em cabeças zumbificadas...
No entanto, não podia estar mais errado. Boa parte do livro, seu protagonista passa sozinho, sobrevivendo em meio ao caos em sua própria casa.
Mas vamos com calma... Primeiro, um advogado cria um blog na internet para relatar o que ele observava da política de alguns países do Oriente Médio, que aparentemente estavam fechando suas fronteiras. Com o tempo ele vai descobrindo e escrevendo coisas muito estranhas... E não custou muito para um vírus letal e altamente contagioso se espalhar pelo mundo.
Um detalhe importante é que em momento nenhum do livro nos é dito o nome do blogueiro. Só sabemos que ele é um advogado, e que ele mora sozinho. Acho que a intenção do autor foi fazer com que cada leitor se colocasse no lugar do protagonista e imaginasse a si mesmo sobrevivendo ao apocalipse zumbi.
Ele fica em casa, com seu próprio estoque de alimentos, água e baterias, e por sorte tinha energia solar à sua disposição. Vai blogando dicas de sobrevivência e suas experiências e se espanta com o absurdo numero de visualizações que conseguiu. Seu blog se torna um ícone na internet.
Mas... como era de se esperar, a internet não ia durar para sempre. Depois de um tempo, o advogado é obrigado a sair de casa e passa a escrever tudo em um diário, que é por onde acompanhamos a história a partir de então.
O melhor do livro, é que aqui não tem nada de adolescentes que nunca pegaram em uma arma dando tiros certeiros, ou grupos de amigos liderados por um militar ou zumbis surgindo sem explicação. Acompanhamos tudo desde a primeira infecção até a tomada do mundo... E em detalhe!
Faz algum tempo de li, mas lembro de acompanhei a história por várias semanas.. Não porque o livro era chato (pelo contrário!) mas porque eu queria lê-lo com o máximo de realismo possível. E como não temos zumbis andando por aí, pelo menos tentei acompanhá-lo em relação aos dias... O que não deu muito certo, mas tentei. Por várias vezes precisei parar de ler para respirar, para abraçar o livro ou para resistir a tentação de jogá-lo pela janela do ônibus.
A descrição dos detalhes é assustadora! Parece que o autor realmente teve contato com zumbis. O realismo deixou o livro ainda mais impecável!
Só tem um problema: Tem continuação! É sério, quando terminei o livro fiquei extremamente satisfeito com o final e realmente sinto medo da continuação. Ainda não li e não tenho pressa para ler. Prefiro ficar com o final de O Princípio do Fim, pois tenho medo de me decepcionar.
Mas enfim... super recomendo, principalmente para os fãs de zumbis! ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário