quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dragões de Éter - Top da fantasia nacional

Uma capa linda e um título que chama atenção! Só que, os mesmos nos fazem criar uma ideia do livro totalmente diferente do que ele é. "Não julgue um livro pela capa" faz todo o sentido aqui. Mas calma! Não me entenda mal... Esse livro é PERFEITO e já considero a terceira melhor leitura do ano (atrás apenas de Mundo Sem Fim e A Tormenta de Espadas).
Caçadores de Bruxas, da trilogia Dragões de Éter é um livro nacional de fantasia, lançado em 2007 e rapidamente bem-sucedido.
Há muito tempo eu conhecia a série por nome e sempre imaginei que se tratava de uma história medieval com cavaleiros, guerras épicas e, claro, dragões, incendiando vilas e castelos.
No entanto, assim que tive a oportunidade e comecei a ler, me surpreendi de forma muito positiva. A trilogia trata-se de uma nova versão dos clássicos contos de fadas. Aqui, temos na visão de Raphael Draccon, um história mais sombria, mais curiosa, mais explicativa e bem mais realista (embora seja impossível deixar a magia de lado quando se fala de contos de fadas).
A história de Dragões de Éter se passa em Nova Ether, um mundo onde a magia existe, acompanhada de reinos, heróis, piratas e fadas. Vendo assim, parece muito "Era uma vez [...] E foram felizes para sempre." Mas não se engane, aqui os piratas são cruéis, a vida dos plebeus é difícil, heróis nem sempre são reconhecidos e criaturas mágicas são caçadas.
Tudo começa quando Ariane Narin, uma menina do Reino de Arzallum, vê a avó sendo devorada por um lobo marcado pela magia negra. E logo, dois irmãos, João e Maria Hanson, vão parar na casa de uma velhinha nada simpática, ludibriados por um feitiço e, por pouco, escapam de ser devorados. Tais fatos quebram a paz que o Rei Primo Branford conseguira após a terrível Caçadas às Bruxas, de vinte anos atrás. Se passam alguns anos, e o filho bastardo do pirata mais temido de todos os tempos, na ambição de superar o próprio pai, decide atacar.
E então o desenrolar da história é incrível!
Com personagens apaixonantes, cenas hilárias, geniais, tensas e desesperadoras, o livro é ótimo. Merece as cinco estrelas no skoob. Há quem não tenha gostado do estilo da narrativa de Raphael Draccon, mas eu aprovei! Lendo o livro, me senti numa taberna de Westeros (se me permitem improvisar um crossover), no meio de uma madrugada chuvosa, escutando histórias contadas por um bardo, ou um pescador, ou um bêbado qualquer... De qualquer forma, a narração é fluida e interessante, embora realmente seja demasiado explicativa. Não descritiva ao estilo Tolkien, mas explicativa mesmo.
Recomendo muito o livro para qualquer fã de literatura fantástica e para aqueles que ainda insistem em dizer que o Brasil não produz bons livros. ;) Leiam!

2 comentários:

  1. OMG já to surtando por antecipação. Se eu amei Saga Encantadas que já tem resenha no blog, vou amar este. Peraí que vou ali ler o meu exemplar de Dragões de Éther.
    http://cholandaoficial.blogspot.com.br/2014/11/trilogia-saga-encantadas-veneno-feitico.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai amar esse livro tanto quanto eu *----* Já li sua resenha ;D

      Excluir