sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Oscar Literário 2014


Olá leitores compulsivos!
O ano de 2014 ainda não acabou, mas como já está em seus últimos dias resolvi criar o meu Oscar Literário.
Bem segundo o skoob li 98 livros esse ano (e espero ler mais uns dois ou três até dia 31). Seguindo a minha contagem aqui no blog foram em torno de 80 livros. Tá ótimo!

Então, aqui segue as categorias, os indicados (quando fiquei em dúvida) e os vencedores:

1. Melhor personagem coadjuvante masculino:
Meus três indicados para esta categoria são Theon Greyjoy, d'As Crônicas de Gelo e Fogo, Nico, de Heróis do Olimpo, e Scott, de Hush Hush. Eu amo cada um destes personagens, e eles são tão diferentes um do outro que não sei como escolher o melhor dos três. Mas vou dar o título a Theon Greyjoy, por seu ótimo desenvolvimento em A Dança dos Dragões.

Theon na adaptação da HBO, Game of Thrones.

2. Melhor personagem coadjuvante feminino:
Aqui eu indiquei para concorrer três personagens que amei conhecer em 2014: Lindsey, de O Teorema Katherine, Hester Shaw, de Mortal Engines, e Catelyn Stark, d'As Crônicas de Gelo e Fogo. E para vencer, eu escolhi a maior surpresa dentre as três. Hester Shaw!

Fanart de Hester Shaw. Achei linda!
3. Melhor capa:
A melhor capa dos livros que li esse ano na minha opinião, embora ela pareça bem simples, é de O Teorema Katherine. Eu acho essa capa simplesmente linda!

Foto antiga, estante velha.

4. Melhor título:
Sem dúvidas o meu título favorito é o quarto volume d'As Crônicas de Gelo e Fogo, O Festim dos Corvos. Tem tudo a ver com a história! Afinal, tudo o que resta no mundo de George Martin são corvos comendo o cadáver de Westeros...

Foco no título, hue.

5. Melhor mundo imaginário:
Esse foi o ano em que mais conheci novos mundos nos livros, e eu poderia muito bem escolher o meu favorito deles, o mundo criado por George Martin. Só que, nesses últimos dias li um livro que me apresentou ao gênero steampunk e eu me apaixonei por tudo! Então, não poderia escolher outro senão o mundo de Mortal Engines, que por sinal foi a maior surpresa de 2014.

Representação de Londres em Mortal Engines.

6. Melhor protagonista masculino:
Para essa categoria escolhi para concorrer dois personagens de quadrinhos e  um personagem que amei conhecer esse ano. São eles: Gus, de Sweet Tooth - Depois do Apocalipse, o V, de V de Vingança, e August Pullman, o Auggie de Extraordinário. Amei os três, cada um de uma forma diferente. E demorei para escolher o melhor. Mas decidi dar o prêmio a Auggie... Ele é amável demais!

Achei essa imagem bem representativa!

7. Melhor protagonista feminino:
Essa categoria foi difícil até de indicar, levando em consideração que li poucos livros com protagonista mulher. Mas aqui vai: Hazel Grace, de A Culpa É das Estrelas, Sadie Kane, d'As Crônicas dos Kane, e Branca de Neve, da Saga Encantadas. As três são umas fofas por quem eu me apaixonaria. E dentre elas eu escolho Hazel, porque sim! :)

"Eu me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono. Gradativamente, e de repente, de uma hora pra outra."

8. Melhor final:
Talvez essa tenha sido a pergunta mais difícil. Eu fiquei satisfeito com alguns finais (tipo, Mundo Sem Fim), não gostei de alguns outros (tipo, A Esperança), me decepcionei com dois ou três (tipo, Nárnia e O Sangue do Olimpo)... Mas um final que me deixou roendo as unhas, gritando e xingando... foi o de A Tormenta de Espadas, terceiro livro d'As Crônicas de Gelo e Fogo. E ele merece o prêmio!

Essa imagem é um SPOILER. ;)

9. Melhor autor:
Nesta categoria em tive que indicar três autores: Pittacus Lore (Legados de Lorien), George R.R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo), e Dan Brown (aventuras de Robert Langdon, Fortaleza Digital e Ponto de Impacto). Ambos me renderam ótimas leituras esse ano e é complicado escolher o meu favorito. Mas já que tenho que escolher um, que seja o George Martin!

Rei. Divo. Velhinho destruidor!

10. Melhor livro:
Embora essa seja uma pergunta que não se deve fazer a um leitor (seria como escolher um filho favorito), é fácil respondê-la! Sem sombras de dúvidas, o melhor livro lido em 2014 foi Mundo Sem Fim, do autor Ken Follett.

Esse livro merecia sentar no Trono de Ferro! :D

E esse foi o meu Oscar Literário 2014 ^^ Espero que tenham curtido! Sintam-se convidados a fazer também o seu. Pode comentar aqui embaixo ou postar no facebook, ou em seu blog caso tenha ;)

4 comentários:

  1. Eu também ia fazer esta versão do Oscar, mas dai eu andei pensando um pouquinho e preferi incrementar um pouco mais. Esta versão é original, e deixei livre para quem quisesse. Mas adorei suas indicações. e sim, a imagem do melhor final foi bastante explicativa.

    Att,
    Vitor Iury Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, a sua versão ficou muito show ;) Bem profissional. Achei digníssima!
      Ah valeu kkk Esse melhor final me fez amar o bom velhinho eternamente^^

      Excluir